Fábrica de fertilizante SSP/GSSP 3-300Kt/a
Fluxo de produção
Durante a produção de fertilizante de superfosfato simples, o ácido sulfúrico e rocha fosfática têm de ser misturados juntos, em primeiro lugar, e, em seguida, permitir a mistura a ser curada, na sala de cura até que esteja completamente curada. Durante o processo de cura, a fábrica de fertilizante SSP irá reciclar o gás residual que contém flúor, e finalmente, granula e seca o material para obter o fertilizante GSSP. Mais processo de produção detalhado é ilustrado no digrama de fluxo de produção mostrada nesta página.
Durante o processo de cura, a mistura deve ser agitada continuamente para aumentar a velocidade de evaporação de água e reduzir a temperatura do material, garantindo assim o processo eficaz e flexível do processo de produção seguinte e melhorar a propriedade física do material. O período de cura tipicamente dura 3 a 15 dias. Após cura, o superfosfato simples ainda contém um pouco de ácido fosfórico livre (5.5%-8% P2O5) que traz dificuldades no transporte de fertilizante, armazenamento, e aplicação. Deste modo, o material deve ser neutralizado antes de sair da fábrica, de modo a remover o ácido fosfórico.
A fábrica de fertilizante GSSP suporta dois tipos de métodos de neutralização. Uma é feita através de adição de alguns materiais que pode actuar com ácido fosfórico rapidamente, como o calcário, farinha de osso, rocha fosfática, e mais. O outro serve para remover o ácido fosfórico por amonização. Durante o processo de amonização, a dosagem de sais de amónia ou de amónio tem de ser rigorosamente controlada. Depois da neutralização do ácido fosfórico, o superfosfato simples vem com propriedade física melhorada, e oferece absorção de umidade reduzida e aglomeração. Após amonização, o fertilizante oferece teor de nitrogênio aumentado, que garante melhor efeito de fertilização.
Após neutralização, a fábrica de fertilizante SSP irá granular e secar o superfosfato simples de modo a obter fertilizante granulado.
O gás residual contendo flúor é absorvido pela água na coluna de absorção de flúor ou na torre de lavagem. Deste modo, o ácido fluossilícico é conseguido, e pode ser subsequentemente transformado em sódio fluosilicato, fluoreto de sódio, fluoreto de alumínio, e outros produtos secundários que são regularmente aplicados em produtos químicos, medicina, indústrias de metalurgia, esmalte, material de construção, e mais.
1. Água
2. Rocha fosfática
3. Mistura
4. Ácido sulfúrico
5. Cura
6. Gás contendo flúor, água
7. Torre de lavagem
8. Amônia
9. Neutralização
10. CO
11. Gás residual
12. Granulação
13. Água
14. Secagem
15. Trituração
16. Blindagem
17. Superfosfato simples granulado
18. Material devolvido
-
- Usina de fertilizante misto tipo torreEm primeiro lugar, na extremidade superior deste equipamento fertilizante, matéria-prima como uréia, fosfato de amoníaco e sulfato de potassio , etc, são misturados juntos na misturadora especial.
Em segundo lugar, os materiais misturados entrarão em uma máquina de formação de gotejamento, e isso ...