Linha de produção de cimento
Uma linha de produção de cimento é composto por uma variedade de equipamentos, incluindo forno rotativo, forno de sinterização, moinho de bolas, forno de cimento, secador, máquina de granulação, máquina trituradora, coletor de poeira, alimentador de placas, torre de umidificação, elevador de caçamba, transportador de parafuso, bem como outros tipos de máquinas para trituração de material, transporte, empilhamento e condução, pesagem, aquecimento, refrigeração, classificação, secagem, bem como embalagem durante o processo de produção de cimento. Para além da linha de produção de cimento com capacidade de produção de 6000 t/d, 5000 t/d, e 2500 t/d, podemos oferecer também serviço contratado EPC. A seguir segue as descrições detalhadas do processo de produção da linha de produção.
Preparação da matéria prima
1. Trituração do calcário, transporte e armazenamento
A linha de produção de cimento incorpora uma máquina de trituração suportando trituração de calcário em ambientes internas. Os materiais triturados são entregues via uma correia transportadora para um pátio de armazenamento redonda para pré-homogeneização e armazenamento temporário. Uma máquina empilhadora de material de cantilever e uma máquina de condução de material tipo ponte estão disponíveis para manusear os materiais de calcário triturado no pátio de estocagem. Após homogeneização, os materiais são entregues para a estação de tratamento por lotes de matéria-prima via um transportador de correia de borracha.
2. Armazenamento de material auxiliar, trituração, e transporte
As matérias primas auxiliares, como arenito e minério de ferro, devem ser preparados, e facilmente acessível em um pátio de armazenamento ao ar livre. O arenito deve ser esmagado por trituradores de martelo. O arenito triturado e minério de ferro são em seguida transferidas para os silos de armazenamento correspondentes na estação de tratamento por lotes de matéria-prima. Outras matérias primas auxiliares, como a cinza de carvão, podem ser automaticamente descarregados de caminhões, e em seguida transportados para o silo de armazenamento de cinzas de carvão na estação de lotes por matéria prima via um sistema de tubulação especializado.
Fluxo de produção de cimento
1. Estação de lotes de matérias primas
A estação inclui quatro silos de armazenamento para o calcário preparado, arenito, minério de ferro, e a cinza de carvão, respectivamente. Um alimentador de peso é disponível na parte inferior de cada silo de armazenamento, e actua para alimentar as diferentes matérias-primas, de acordo com as proporções predefinidas. Ele pode também ser utilizado em combinação com a correia transportadora de borracha para enviar as matérias primas em moinhos verticais.
2. Moagem de matérias primas e tratamento de gás residual
A linha de produção de cimento adopta o moedor vertical para pulverizar as matérias primas, e recicla o gás residual gerado pelos pré-aquecedores para secar os materiais alimentados. Depois de serem classificados pelo classificador de pó fino, os materiais pulverizados são misturados com o pó recolhido pela torre de umidificação e pelo coletor de poeira elétrica, e em seguida entregue pela calha e o elevador de caçamba para o silo de homogeneização de matérias-primas. O gás residual gerado durante as etapas anteriores é tratado por um coletor de poeira elétrico antes de ser descarregado no ar.
3. Homogeneização da matéria-prima
As matérias primas pulverizadas entram em primeiro lugar no silo de homogeneização em uma forma multiponto com a ajuda do distribuidor de matéria prima, e sem seguida são descarregados em um sistema de armazenamento temporário com dispositivo de medição de peso e fluxo. Por último, são alimentadas em um sistema de pré-aquecimento no forno final pelo elevador da caçamba depois de medir.
4. Sinterização de clínquer do cimento e armazenamento
O forno de sinterização é principalmente composto por um pré-aquecedor de cinco etapas com baixa perda de pressão, um forno de decomposição, e um novo tipo de unidade arrefecedor de controle que são todos concebidos com base em tecnologia NCDRI.
(1) O clínquer sinterizado é primeiramente arrefecido pela unidade arrefecedor, e pode ser enviada para armazenamento através da correia transportadora da caçamba e transportador de autoclave. Por fim, o material será transferido para a estação de tratamento por lotes de cimento.
(2) O gás aquecido a alta extremidade de temperatura da unidade arrefecedora é parcialmente utilizado como o gás de queima do forno de decomposição, e o gás na seção de média temperatura é utilizado para secar o carvão bruto no moinho de carvão. O gás residual depois de ser tratado pelo coletor elétrico de poeira é finalmente descarregado no ar. A nossa linha de produção de cimento pode certificar-se que o teor de poeiras no gás residual descarregada é inferior a 100mg/m3.
5. Armazenamento de carvão bruto e transporte bem como preparação e entrega de pó de carvão
O carvão de entrada são armazenados em um depósito para armazenamento e pré-homogeneização. O armazém de carvão bruto é concebido com dois silos, reduzindo a distância de deslocação dos guindastes e suporta armazenamento de materiais de carvão de diferentes tipos. Alimentadores de peso estão disponíveis na parte inferior dos dois silos. Assim, os materiais de carvão bruto podem ser pesados com precisão antes de serem enviados para a fábrica de carvão para pulverização. Os materiais de pó de carvão são primeiramente processados pelo classificador, e em seguida coletados pelo coletor de poeira tipo pulso. Finalmente, são entregues para os dois silos de armazenameno de carvão em pó, e o gás residual é tratada antes de descarga. O silo de armazenamento de pó de carvão é também equipada com dispositivo de medição, e os materias medidos são transferidos para a cabeça do forno e para o forno de decomposição.
6. Secagem de escória e transporte, bem como entrega e tritutação de gesso.
A escória de entrada e gipsita pode ser armazenado em pátios de estocagem ao ar livre. Durante o processo de preparação do material, empilhadeiras podem ser utilizados para transferir a escória no elevador da caçamba que irá entregar o material de escória no secador para secagem. O gesso será alimentado pelo triturador de martelo pelo alimentador de placa pesado para trituração. O gesso triturado é finalmente entregue no silo de armazenamento de gesso pelo elevador de caçamba com correia transportadora de borracha.
7. Moagem de cimento, transporte, e armazenamento
A estação de lotes de cimento inclui quatro silos de armazenamento para o clínquer, gesso, calcário e escória, respectivamente. Cada botão de silo é concebido com um alimentador de peso que garante descarga do material de acordo com a proporção predefinida. O silo de armazenamento de clínquer é concebido com um dispositivo adicional para facilitar o transporte de saída do clínquer de cimento. Os quatro tipos de materiais, são descarregados de silos em proporção, depois transportados pela correia transportadora de borracha para dois sistemas de moagem de cimento que são feitos de moinho de bolas e classificadores em pó altamente eficiente. Os materiais pulverizados são tratados pelo classificador de pó, e os materiais grossos são enviados de volta para nova pulverização. O cimento acabado é primeiramente coletado pelo coletor de poeira tipo pulso e em seguida entregue para o armazém de cimento pela calha e elevador de caçamba.
Para o propósito de proteção ambiental, a linha de produção de cimento adopta coletor de poeira tipo pulso para tratar o gás residual gerado durante o processo de moagem de cimento.
O armazém de cimento deve ser equipado com um sistema de descarga de material na parte inferior. Após descarga do material, o material é transportado pela correia transportadora de borracha, elevador de caçamba, e rampa para a oficina de embalagem de cimento e armazém de cimento em massa.
A nossa linha de produção de cimento inclui duas máquinas de embalagem rotativa para embalagem de cimento. O cimento embalado é finalmente transferido para o armazém do produto final, e pode também ser carregado em caminhões para o transporte directo.
O armazém de cimento em massa é concebido com instalações para permitir o transporte do caminhão do cimento a granel diretamente.
-
- Moinho de bolasA força centrífuga gerada com a rotação do cilindro, eleva as bolas de aço a uma certa altura. Em seguida, as esferas de aço caem para os materiais e tritura-os. Depois os materiais grossos entram na segunda câmara através da placa de monocamada.